A idéia que temos de leitura remete diretamente a textos (livros, revistas, etc.). Porém, ‘ler’ significa muito mais do que isso: é interpretar não apenas o texto, mas o mundo à volta dele (e à nossa volta).
De nada adianta lermos um texto com o objetivo de entender a ideia que ele quer passar, se não tivermos conhecimento de mundo para tanto. E o que seria esse tal de ‘conhecimento de mundo’?
Todas as informações que guardamos referentes a tudo o que vemos e ouvimos por aí – na TV, nos filmes, nos livros, nas músicas e até nas conversas com as pessoas e suas histórias; tudo isso resume nosso conhecimento de mundo. Quanto mais informações adquirimos do mundo, mais apurado fica o nosso senso de interpretação. Esta é uma das razões pelas quais estar ‘antenado’ com as notícias é considerado tão importante.
E será que ler nos limita apenas às palavras?
Assim como diz o livro, ler é mais do que decodificar palavras. É também saber decodificar imagens, sons, cores, e todas as formas de expressões existentes. Fazer uma leitura de tudo o que nos é apresentado pode levar-nos ao desenvolvimento de um senso crítico aguçado diante das escolhas e opções possíveis. Isso é importante pela seguinte razão: se aceitássemos tudo o que a sociedade tem a nos oferecer, nos tornaríamos apenas mais um modelo de mediocridade diante da grandiosidade do cérebro humano; somos capazes de pensar, e isso já é um grande privilégio. Então, porque deveríamos desperdiçar esta grandiosa capacidade?
*texto curto, escrito rapidamente logo antes da aula - acompanhado de uma desagradável dor de cabeça...
2 comentários:
Parabéns! Ótima reflexão sobre os temas abordados no livro.
Obrigada, Denise! Fico feliz! :)
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